Pensou em criar um negócio, mas ainda não definiu seu tipo de consumidor? Isso pode ser um problema. Para planejar um negócio você deve saber quais as características do seu público para direcionar todas as suas ações de vendas. No marketing, chamamos de persona.
A persona deve ter todas as características de uma pessoa que compraria seu produto, como a idade, onde mora, onde trabalha, gostos musicais, estilo de vida e entre outros fatores relacionados aos objetivos, motivações e traumas. Essas questões devem ser definidas de acordo com o setor do seu negócio. Definimos a persona como algo mais detalhado do que o público-alvo.
Veja um exemplo: se você é dono de uma loja física de sapatos femininos, logo seu público-alvo serão mulheres, a partir dos 18 anos, classe social X e que moram na sua cidade. Já a persona do seu negócio seria: Júlia, 22 anos, gosta de academia, estudante de Arquitetura, mora com os pais, sonha em conhecer o mundo, só usa cores neutras, gosta de sair com os amigos à noite e está sempre nas redes sociais.
É possível criar mais de uma persona para um negócio de acordo com cada seguimento do mesmo. Se neste caso, a loja venda sandálias para festas, sapatos sociais para o trabalho, tênis esportivos e sapatilhas casuais, cada uma dessas categorias devem ter uma persona.
Sem uma persona definida, suas estratégias ficarão vagas e sem objetivos. Você acabará dedicando tempo para ações que não terão o resultado desejado. Seguindo o exemplo anterior, você poderá enviar promoções de tênis para pessoas que não praticam esportes.
Para definir a persona do seu negócio, você precisa realizar uma pesquisa com os seus possíveis clientes. Esse processo deve ser feito com muita atenção, peça sugestões aos seus amigos sobre pessoas que gostariam do seu produto, avalie os perfis na internet e monte um questionário. Caso seu negócio já tenha uma base de clientes será mais fácil essa primeira etapa.
Converse com essas pessoas pelas redes sociais mesmo. Desenvolva um diálogo que vá deixá-las à vontade para lhe apresentar seus hábitos de compra, o que a chama atenção em uma loja e coisas relacionadas a esse processo que podem te ajudar a ter boas ideias para o seu negócio. Depois que todas as entrevistas forem feitas, é hora de analisar todas as respostas e definir a persona.
Com a persona definida você conseguirá dar andamento às ações de venda e melhorar a comunicação com seus futuros clientes.
Achou todo esse processo complicado? Nós podemos te ajudar e tornar o seu negócio um sucesso!
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