Use KPIs para avaliar o desempenho do seu e-commerce

KPI’s (Key Performance Indicator) são Indicadores-chave de Performance. São ferramentas utilizadas para analisar o desempenho de uma empresa em vários aspectos. No marketing digital, esses indicadores são de extrema importância para avaliar os resultados dos investimentos realizados.

Existem diversos modelos de KPI’s para serem trabalhados em um e-commerce, e eles podem te ajudar a segmentar melhor suas ações de acordo com os resultados obtidos. Para colocar em prática a utilização de KPI’s é necessário fazer um balanço de quais resultados você realmente precisa analisar para o seu negócio.

Listamos alguns indicadores para você conhecer:

Tráfego para Ecommerce

Esse é o primeiro KPI e o mais importante. Você precisa estudar se as pessoas estão visitando o seu site. Se seu número de visitas está considerável, e estudar ainda os horários em que essas visitas acontecem e de que forma.

Será preciso monitorar diariamente o tráfego do seu e-commerce, analisando-o em horários diferentes e dias da semana. Faça um planejamento em cima desses resultados e teste possíveis ações para confirmar as informações.

A ferramenta utilizada para fazer esse controle está disponível no Google Analytcs, na aba “Sessões”. (considerando que o Analytics já esteja instalado na sua loja virtual)

Taxa de Conversão para Ecommerce

A taxa de conversão é a média de vendas com base no número de visitantes e no total de vendas realizadas em um determinado tempo (Taxa de conversão = número de vendas / número de visitas x 100).

Vários aspectos podem ajudar no aumento dessa taxa, como a experiência que o visitante teve ao entrar no site, se é fácil de navegar, como é o processo de compra, se os itens estão bem detalhados para não deixar dúvidas e até a disponibilidade de cupons de desconto. Os cupons podem ser oferecidos para quem assinar a newsletter ou para clientes que realizaram sua compra há algum tempo.

Abandono de Carrinho

Esse KPI ajuda a entender quais as falhas no funil de vendas, que nada mais é do que o caminho que esse cliente percorreu e onde ele parou. As causas para abandono de carrinho são variadas: tempo de cadastro demorado, valor do frete, demora na entrega e experiência insatisfatória.

Para resolver essas questões, você precisa estudar cada falha do processo. No tempo de cadastro demorado, tire informações desnecessárias. As pessoas que compram online querem agilidade.

Ticket Médio

O ticket médio é o valor médio gasto nos pedidos dos seus clientes, ou seja, quanto maior for o valor, mais os clientes estão gastando. Ele é baseado no comportamento de compra do seu público. O ticket médio é a razão entre o valor total vendido em um período e o número de pedidos e revela quanto seus clientes gastam, em média, na sua loja.

Uma das artimanhas para essa questão é usar a técnica de cross-selling. Essa técnica baseia-se em oferecer produtos complementares a compra do seu cliente.

Custo de Aquisição de Cliente

O CAC (Custo de Aquisição de Cliente) mostra o valor que você paga para conquistar cada cliente. É uma ótima ferramenta para avaliar se está tendo retorno sobre os investimentos. Esses investimentos podem ser eventos, campanhas, contrato com agência e profissionais da área de marketing.

Cálculo para descobrir o CAC: dividir a soma dos investimentos pelo número de clientes conquistados em um determinado período. Vale lembrar que, quanto mais baixo for o resultado, mais eficientes estarão seus investimentos.

Retorno Sobre Investimento (ROI)

O ROI (Retorno sobre Investimento) é uma ferramenta usada para acompanhar o desempenho de cada ação de marketing e saber se elas estão ou não dando retorno. Veja a fórmula: ROI = [(receita – custo)/custo] x 100. Se o resultado for negativo, você deve reavaliar suas estratégias.

Taxa de Rejeição

A Taxa de Rejeição apresenta o número de visitantes que entram no site, mas não permanecem nele, Sem cliques de interação que o levassem para outra página.

Se sua taxa estiver muito elevada, significa que tem algo errado com a plataforma do seu-ecommerce. Os principais fatores que levam ao aumento da taxa de rejeição são: lentidão ao carregar o site, dificuldades para encontrar o que deseja, falta de informações e pouco conteúdo.

Canais de Aquisição

O Canais de Aquisição é uma ferramenta do Google Analytics que mostra como as pessoas estão chegando no seu e-commerce. O caminho para acessar esses dados é Google Analytics > Aquisição > Todo o tráfego e Origem/mídia.

Analisando os dados dos Canais de Aquisição, você saberá onde deve investir mais para ter melhores resultados e quais os canais que não merecem tanto esforço. Como resultado, você vai otimizar os seus investimentos em aquisição.

Concluindo os KPI’s para ecommerce

O segredo é estudar o seu negócio e todas as fases que seu cliente percorre até finalizar uma compra. Coloque essas dicas em prática e você terá melhores resultados no seu e-commerce.

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