Olá pessoal,
Depois de criar uma isca digital matadora, que vai atrair muitas pessoas interessados no seu negócio, você vai ter uma lista de leads. Isto é, uma lista de e-mails de pessoas que mostraram algum interesse no seu negócio, mercado ou assunto. Mas e agora, o que fazer com esses leads?
Basicamente a resposta é: RELACIONAMENTO. O mais difícil você já conseguiu, que foi construir sua lista de leads. Agora você tem que começar a construir um relacionamento com essas pessoas. E a melhor forma de você começar esse relacionamento é entregando mais conteúdo de qualidade. Você pode se perguntar: mais conteúdo além da minha isca? Sim, mais conteúdo.
Agora você pode abordar alguns detalhes ou pontos específicos que não foram explorados na sua isca, pode repercutir algum assunto relacionado ou notícia sobre o seu mercado, pode criar enquetes (enquetes são uma ótima maneira de você descobrir realmente o que o seu público espera e quer comprar). Esses conteúdos são normalmente enviados por e-mail (considerando que a sua lista de leads é composta por vários endereços de e-mail). Mas já existem ferramentas que também podem fazer esse relacionamento através de notificações pelo Facebook. Ou seja, as possibilidade de relacionamento e engajamento são infinitas.
O conteúdo que você vai entregar para construir esse relacionamento, e consequentemente sua autoridade no seu mercado, podem ser em diversos formatos: posts no blog da sua empresa (muito importante ter um blog, se ainda não tem, faça o mais rápido possível), vídeos no seu canal do Youtube (podem ser vídeos produzidos por você, ou ainda compartilhar algum relevante no seu mercado), postagens na sua fã page no Facebook, enquetes, ou apenas um breve texto no corpo do seu e-mail.
Outra coisa fundamental que você deve fazer com sua lista de lead é quebrar objeções. Sempre quando vamos comprar alguma coisa, existem várias perguntas que nos fazemos a respeito de algum produto ou serviço. Essas perguntas são chamadas de objeções. À medida que essas objeções vão sumindo na nossa cabeça, é que vamos decidindo pela compra. Portanto, use esse relacionamento com a sua lista para quebrar as objeções que seus leads podem ter com relação ao seu produto ou serviço. Quebre uma objeção de cada vez. Mas faça isso de forma sutil, para que não pareça (ainda) que você está querendo vender alguma coisa pra ele. Tenha sempre em mente que cliente sem objeções é cliente comprador. Cliente bem informado é cliente comprador.
Cuide bem da sua lista, mantenha contato constante (isso não quer dizer diário). Mantenha-se sempre presente na vida do seu lead. Mostre que você, em primeiro lugar, que ajudar seu lead a resolver algum problema que ele tenha. Mostre que você é uma autoridade no assunto, que é um expert no seu mercado, que realmente entende do que está falando.
Por fim, lembre-se também que esse relacionamento com a sua lista de leads deve ser ad eternum, ou seja, para sempre. São essas pessoas que irão se tornar suas clientes, e se bem trabalhadas, clientes recorrentes. Você pode e deve usar sua lista para várias campanhas de vendas. E a cada nova campanha, a tendência é de que esse relacionamento e a conversão em vendas seja mais fácil.
Você deve ter notado no início deste artigo uma imagem de funil. E é exatamente isso que estamos fazendo: construindo seu funil. De uma forma bem resumida, nós atraímos as pessoas para o seu funil usando a isca digital e a transformamos em lead. Depois, através desse relacionamento e quebra de objeções, vamos conduzindo esses leads por dentro do funil até que ele saia, na parte de baixo, como cliente.
No próximo artigo vamos conversar mais um pouco sobre a próxima etapa do seu funil.
Ah, se tiver alguma dúvida, não deixe de comentar aqui embaixo ok?
Grande abraço e até a próxima.
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