Com certeza você já recebeu aqueles e-mails de com oferta de algum produto. No marketing digital esses e-mails são chamados de e-mail marketing. Quando o e-mail começou a ser utilizado pelas pessoas, receber esse tipo de mensagem era considerado spam ou propaganda enganosa, mas como passar os anos – e graças à evolução do marketing – ele começou a ser utilizado para melhorar a relação entre marca e cliente.
A função do e-mail marketing é levar um conteúdo personalizado para os seus leads e clientes. Seja com promoções de produtos, novidades, sugestões de compra e tantas outras opções. O e-mail marketing pode ajudar na divulgação dos produtos e melhorar a interação dos clientes com a marca.
Para isso, você precisa ter uma base de leads pronta para dar início ao e-mail. Mas o que é isso? Os leads são futuros clientes da sua marca que já te passaram e-mail e informações complementares. Com essas informações você consegue segmentar os e-mails e oferecer aquilo que ele deseja. (saiba mais sobre como gerar leads para o seu negócio)
Caso você ainda não tenha leads, crie e ofereça algum conteúdo que fique disponível para download no seu site, e em troca os interessados deixam o e-mail para ter acesso ao conteúdo. Se a sua marca já for ativa nas redes sociais, você também pode pensar em alguma campanha que desperte o interesse nas pessoas para cadastrarem seus e-mails.
Com uma boa base de leads você já consegue dar início à primeira campanha de E-mail Marketing da sua empresa.
Tipos de E-mail Marketing
Email de boas-vindas
O e-mail de boas-vindas funciona como uma apresentação. Por mais que a pessoa já conheça um pouco da sua marca, é legal fazer uma apresentação bonita para deixá-lo entusiasmado para o próximo e-mail.
Uma boa opção para esse e-mail, também pode ser oferecer algum desconto especial como cupom de desconto tipo “primeiracompra”. Isso pode fazer com que ele se interesse ainda mais em conhecer os seus produtos e faça a sua primeira compra.
Email de oferta de produtos
O e-mail promocional não remete a sempre ter promoções, mas sim, seleções de produtos que possam ser do interesse do lead. Este formato é para sua marca ofertar um produto ao lead e não necessariamente precisa ser com um valor promocional.
Geralmente, os produtos que são enviados em e-mails promocionais são aqueles que mais chamam a atenção dentre as opções.
Email com mensagens especiais
Os aniversários dos seus leads podem ser ainda mais especiais se você souber trabalhar. Ofereça um cupom de desconto ou até um brinde especial.
Email de divulgação de conteúdos
Além de oferecer produtos, você também precisa oferecer conteúdos diferenciados para os leads. Pense que, se o lead ofereceu seu e-mail para saber mais sobre a sua marca, ele não quer ver somente produtos e promoções. Ele deu o primeiro passo, agora sua marca precisa nutri-lo com conteúdos relevantes.
Use esse espaço para convencer o lead de que a sua marca é a melhor opção para resolver a necessidade dele. E você pode fazer isso de diversas formas: trabalhe com um blog para falar sobre assuntos relacionados, produza conteúdos em vídeos, campanhas, brindes exclusivos (exemplo: calendário para imprimir, wallpaper apenas para clientes) e várias outras opções.
Como o e-mail marketing deve ser?
Todo e-mail começa pelo assunto, elabore um título que chame a atenção do lead a tal ponto que o faça abri-lo. Use palavra que gere interesse e mostre credibilidade no assunto.
O texto do e-mail precisa ser claro e objetivo, sem informações desnecessárias! É importante intercalar texto e imagens para que não fique com uma aparência feia. O e-mail também não pode conter somente imagens, isso faz com que ele seja considerado um spam e acabe não chegando até o seu destinatário.
Atente-se a frequência do e-mail marketing
Você, como cliente de uma marca, não gostaria de receber e-mail todos os dias, certo? Então se atente a frequência. Ter uma quantidade exagerada de e-mails na caixa de entrada faz com que as pessoas fiquem irritadas e se descadastrem.
Seu negócio precisa ter uma frequência, mas que ela não seja exagerada.
Para entender a preferência dos seus leads nesse sentido, você pode ir avaliando o retorno desses e-mails em compras e também em descadastros.
Como fazer o email marketing acontecer
Existem plataformas e ferramentas específicas para o trabalho de email marketing. Você pode programar e configurar as mensagens de acordo com as suas necessidades e objetivos.
Caso não tenha ninguém em sua empresa para fazer esse trabalho, contrate uma agência especializada em email marketing para extrair os melhores resultados das suas campanhas.
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