Lives no Instagram: fazer ou não fazer?

Se você tem um perfil no Instagram com certeza já reparou na quantidade de lives que estão sendo feitas nesse período da quarentena.

Caso ainda não tenha reparado, entre no aplicativo por volta das 20 horas e perceba: pelo menos cinco perfis que você segue estarão ao vivo. 

Será que todas essas pessoas que estão fazendo live realmente tem algo importante para compartilhar ou pelo menos fizeram um planejamento

Entenda que não é apenas começar uma live e conversar sobre o que vier na cabeça. Isso quem faz são os influenciadores, que estão totalmente certos em aproveitar esse momento para estarem ainda mais próximos do seu público.

Mas e você, como marca, tem algo importante para ensinar? É necessário engajar e interagir com o público na internet para que eles a tenham como referência.

Têm várias formas de fazer isso acontecer e a transmissão ao vivo é uma delas. 

O que compartilhar em uma live no Instagram

Trazer o cliente pra perto e tornar essa relação real faz com que ele se sinta importante para a sua marca e compartilhe com outras pessoas. 

Criar conteúdo na internet não é uma missão fácil. Existem cada vez mais pessoas usando a internet e muitas outras também criando conteúdos.

O que difere a sua marca de todas as outras? Esse deve ser o seu objetivo principal ao fazer uma live. Independente do assunto que você for abordar, o seu foco deve estar no reconhecimento da sua marca.

As lives no Instagram estão ‘bombando’ nessa quarentena. Pense que o seu seguidor está preso em casa, já zerou todas as séries e adoraria um conteúdo novo para assistir.

Além disso, saiba que quando um perfil inicia uma live todos os seguidores recebem uma notificação e o Instagram coloca automaticamente o seu perfil no primeiro na lista dos Stories. E claro, quanto mais interações nos comentários mais pessoas ficarão para ouvir o que você tem para falar.

Com todos esses pontos positivos saiba que vale sim dedicar um tempo para o planejamento e execução de uma live.

Alternativas à live no Instagram

Agora, se ainda assim achar que a live não é o estilo de conteúdo que interessa o seu público, dedique o seu tempo para outras atividades na internet.

Talvez criar um e-book para download e até colocar em prática a ideia de ter um blog do seu negócio. 

Não se sinta pressionado a fazer coisas que estão na moda mas que não tem relação com as características da sua audiência.

Como planejar uma live

Passo 1: defina o assunto da live

Ninguém melhor do que você vai saber o que seria mais legal para mostrar aos seguidores da sua marca. Busque por um assunto que você domina e saiba falar a respeito. Você precisa transmitir confiança para o seu público!

Se sua marca vende objetos de decoração, faça uma live com dicas de como decorar um escritório funcional, por exemplo.

Caso não tenha propriedade para falar sobre um assunto que seria legal trazer para o seu público, busque alguém que tope participar dessa live com você.

Faça no estilo de entrevistas. Seria uma ótima ideia! Voltando ao exemplo, que tal convidar um amigo arquiteto para dar dicas profissionais de decoração? 

Passo 2: crie uma pauta

A pauta não precisa – e nem deve ser – com frases prontas. Mas em formato de tópicos que podem te ajudar a organizar o bate-papo. Como se fosse um slide.

Lembre-se que a live precisa ter começo, meio e fim. Quem está assistindo precisa entender o contexto e sua conclusão.

Passo 3: Como, quando e onde

Defina a data, horário e onde vai fazer essa live, ou seja, em que lugar vai gravar.

Confira a qualidade da conexão da internet desse local. Não deixe para última hora! A internet do próprio celular raramente dá conta de fazer uma live, por isso é necessário garantir uma conexão wi-fi.

Outro detalhe importante: confira a qualidade da câmera e da captação de áudio do celular que você pretende gravar. Pense na data e horário que você vai gravar para a questão dos barulhos, como campainha e telefones.

Já pensou no cenário para a gravação? Tudo bem que, por ser uma live, você não pode estar distante do celular e o fundo não aparecerá muito. Mas vale também tomar esse cuidado. Confira a luz e se há necessidade de arrumar um tripé para o celular.

Tudo ok? Vamos para o próximo passo!

Passo 4: avise os seguidores com antecedência

Não adianta fazer um planejamento maravilhoso e esquecer a parte mais importante: convidar os seguidores para assistirem a live.

Avisar com uma semana de antecedência é o tempo perfeito para trabalhar essa ideia nas redes sociais.

Convide-os, peça sugestões de temas e perguntas e crie uma curiosidade.

Passo 5: estude o conteúdo

Durante os dias que antecedem a live, organize suas ideias e pontue as informações que você mais achar importante. 

Se tiver um convidado, converse com ele sobre o tema para não terem problemas recorrentes a isso durante a live.

Pronto! Agora é esperar o momento chegar e fazer acontecer.

Tenha calma e faça como planejado. Com certeza fará um bom trabalho.

Como fazer uma live no Instagram

  1. Abra seu Instagram e vá aos Stories, como se fosse criar um;
  2. Procure por “Ao vivo” na parte debaixo da tela e clique;
  3. Você verá a imagem da câmera na tela. Pronto, você está ao vivo!

Quando a live chegar ao fim, clique em “Encerrar” no canto superior direito da tela. Então, você terá 3 opções:

  • Salvar o vídeo no seu celular;
  • Excluir o vídeo;
  • Deixar a live disponível nos seus stories por 24h.

Dica: salvar a live pode ser interessante para os seus seguidores que não puderam acompanhar. Eles também podem aproveitar que ela estará salva para compartilhar com algum amigo que também não assistiu e se interesse pelo assunto. Algumas pessoas também estão salvando o vídeo no celular e subindo-o para o IGTV. Estude essa possibilidade.

Com esse artigo você vai conseguir criar ótimos conteúdos através da live do Instagram. Esperamos ter ajudado, até mais!

Uma Resposta

  1. Avatar
    Onesia Maciel Brasilino at |

    Muito boa matéria, foi importante ter informações básica, estou buscando melhorar minhas habilidades nessa área para usar no meu trabalho.
    Obrigada,

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