Compreenda as etapas e conquiste novos clientes para a sua empresa.
A jornada de compra e o funil de vendas são parte fundamental do Inbound Marketing, que tem por obejtivo atrair e fidelizar novos clientes através de conteúdos relevantes.
A jornada de compra são as etapas que o cliente percorre até a realização de uma compra.
Em paralelo a isso, o funil de vendas acompanha a jornada de compra no processo de conquistar e fidelizar novos clientes.
Aprendizado e Descoberta
No topo do funil acontece a primeira etapa da jornada de compra que é chamada de aprendizado e descoberta: uma pessoa chega até o seu site mas ainda não tem certeza se tem necessidade de comprar algum produto, mas há um interesse. A divulgação é parte essencial nessa fase.
Nessa etapa a sua marca deve oferecer conteúdos que vão direcioná-lo cada vez mais a conhecer o seu produto.
Isso pode ser feito através de campanhas, presença nas redes sociais e promoções que vão sugerir para que ele cadastre o e-mail para receber mais conteúdos especiais. É nesse momento que esse possível cliente se torna um lead (explicamos o conceito no artigo anterior).
Reconhecimento do Problema e Consideração da Solução
Quando essa mudança acontece é porque chegou à segunda fase da jornada e ao meio do funil de vendas: reconhecimento do problema e consideração da solução.
Pense que o lead é uma pessoa que ainda está em dúvidas se vai ou não comprar o seu produto, por isso você precisa se tornar visível para ela.
Nesse momento sua marca precisa se posicionar como a melhor do mercado e, ainda, a que mais tem conhecimento sobre o seu nicho de mercado para que o lead reconheça em sua empresa uma autoridade e comece a considerar comprar de você.
Mas não ofereça seu produto incansavelmente, seu objetivo maior é criar uma relação entre vocês.
Decisão de Compra
Chegamos ao fundo do funil e a decisão de compra, onde o lead se torna um cliente.
Aqui você pode oferecer algum brinde ou bônus especial para essa compra finalmente ser realizada.
Depois que o funil de venda for concluído, não abandone seu cliente.
Você não o trouxe até aqui para perdê-lo, certo?
Continue oferecendo conteúdos especiais, dicas e sugestões de produtos que tenham relação com seus interesses.
O maior erro está em focar somente em conquistar novos clientes e se esquecer de alimentar os já existentes.
Vale pensar que os seus clientes – se satisfeitos com as compras – podem ser os propagadores ou advogados da sua marca.
Quando você fica feliz com um produto ou serviço, não acaba comentando com outras pessoas? É assim que funciona.
Ser indicado por alguém pode te oferecer mais retorno do que trabalhar sempre em conquistar novos clientes.
Invista algum tempo planejando e estruturando seu funil de vendas para que ele ajude seu lead durante a jornada de compra. Seu negócio vai agradecer.
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