Se você usa o Instagram com frequência, já deve ter percebido que a rede social passou por grandes mudanças nos últimos anos: formas de usar, como interagir e principalmente, no algoritmo.

O Instagram é a rede principal rede social onde as pessoas compartilham seus momentos com fotos, vídeos longos, curtos e boomerangs. Porém, não é mais considerada como apenas uma rede para esse tipo de postagem, e sim, para consumir conteúdos, compartilhar ideias e interagir com as pessoas.

O que é o algoritmo do Instagram

O algoritmo é um critério que o Instagram criou para definir postagens relevantes e irrelevantes. É através dele que as postagens são entregues ou não para os seguidores de determinado perfil. Por exemplo, se um perfil segue 100 usurários que postam diariamente, o algoritmo que vai definir quais irão aparecer no feed e em qual a ordem. Por isso que você deve seguir alguns perfis que as postagens não aparecem no seu feed.

Desde que o algoritmo se tornou a principal forma de entregar as publicações aos seguidores, muitos perfis perderam o alcance e foram prejudicados, principalmente perfis de marcas, lojas e criadores de conteúdo.

O que torna um perfil relevante para o algoritmo

Pouco se sabe sobre as reais métricas usadas pelo algoritmo, já que é uma rede social um tanto quanto misteriosa quando falamos de estratégias e novidades. Porém, alguns pontos já podem ser levados em consideração para ter um perfil relevante para o algoritmo.

O que antigamente era necessário apenas uma quantidade considerável de likes, hoje são uma série de fatores como engajamento com os seguidores, número de comentários, compartilhamentos, constância, horário, interações, reações dos seguidores, quantidade de pessoas que salvam os posts e entre outros.

O objetivo dessas métricas, além de incentivar que as pessoas interajam com os conteúdos, é filtrar o que é de interesse de cada usuário. Se você acessar o seu perfil e ter coisas que não são do seu interesse, a probabilidade de você migrar para outro aplicativo é muito grande.

Logo, a intenção é também oferecer aquilo que cada usuário gosta para que passe cada vez mais tempo na rede social.

Principais dicas para aumentar a taxa de entrega do seu conteúdo no Instagram

Conteúdos relevantes

Conheça seu público para saber qual tipo de conteúdo eles mais gostam. Não é apenas criar por criar, tem que ser conteúdos que agreguem valor ao seu negócio, marca ou trabalho, que seja útil para quem segue o perfil e atraia a atenção.

Frequência de publicação

Ter uma frequência de publicação é essencial para aumentar a entrega dos seus posts aos seguidores e faz com que novas pessoas também cheguem até o seu perfil.

Interaja com seu público

Existem muitas formas de convidar as pessoas a interagirem com um conteúdo. Faça perguntas, incentive que marque amigos nos comentários, envie o post, compartilhe nos stories, faça caixa de perguntas, responda todos os comentários e tantas outras formas.

As pessoas estão na internet para consumir conteúdos, trocar ideias e conversar.

Vídeos

Os vídeos estão em alta depois do surgimento do Tiktok, rede social que incentivou a criação do Reels no Instagram. Por isso, a plataforma está priorizando conteúdos em vídeos para atrair as pessoas que migraram para lá.

Não se esqueça dos Stories: alimentá-lo com frequência também é parte essencial para aumentar a taxa de entrega do seu conteúdo aos seguidores.

Verifique o horário que seu público está online

Se o seu perfil é comercial ou criador de conteúdo, é possível acompanhar dados dos seus seguidores, como faixa etária, principais localizações, gênero e o período que eles ficam mais ativos.

Analise com frequência esses dados para aumentar as chances de engajamento e entrega do seu conteúdo.

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