O que é Inbound Marketing

Vivemos em um período de mudanças e inovações constantes. A cada dia, os modelos tradicionais de como pensamos e agimos estão se renovando e se rompendo, e isso tem se aplicado em diferentes segmentos da nossa vida. Você já percebeu?

No mundo do marketing e dos negócios, existe uma metodologia revolucionária que exemplifica um pouco dessa tendência de transmutação. Ela se aplica sobre a forma com que nos relacionamos e vendemos, operando como uma máquina que amplia caminhos e resultados e remodela a antiga forma de interagir com o mercado.

Derivada do universo do Marketing Digital, essa tendência tem nome: Inbound Marketing.

Inbound Marketing, ou o que muitos conhecem como o “novo marketing”, é uma metodologia e uma forma de pensar e fazer negócios relativamente recente e que gera resultados incríveis para seu negócio.

Seu foco principal, em contraste com o Outbound Marketing ou o “velho marketing”, é no desenvolvimento da jornada de compra de um potencial cliente, desde a sua atração até a retenção, respeitando, construindo e entendendo o momento ideal para fechar negócio.

O Inbound Marketing pensa no relacionamento com o potencial cliente de forma progressiva.

Em vez de “empurrar” um serviço/produto, o objetivo principal é criar valor para o seu negócio. Por isso, muitos o chamam também de marketing de atração.

Isso significa que agora quem vem atrás do seu serviço é o cliente.

 

Mas o que mudou do velho para o novo marketing?

 

Veja na tabela abaixo um comparativo entre os 2 e entenda as diferenças:

Outbound Marketing Inbound Marketing
Uso da comunicação como processo exclusivo da empresa Usa da comunicação como um processo bilateral entre empresa e cliente
A empresa procura o cliente O cliente vem até a empresa
Conteúdos/campanhas focados somente na venda do produto Oferta de conteúdos relevantes para ele
Sem geração de real valor da marca O mercado vê valor no seu serviço
Venda por insistência A venda ocorre por geração de interesse no produto/serviço

 

Com o aumento das ferramentas de busca, mídias sociais, blogs e demais tendências da internet, houve uma transformação no contexto de aquisição de serviços e produtos, fazendo com que pessoas e negócios ganhassem espaço, autonomia e – principalmente – informação para tomar decisões e definir o seu momento ideal de compra.

O que acontecia, antes, era que pessoas não possuíam acesso ao conhecimento e informações relevantes sobre um determinado produto/serviço, fazendo com que a venda dependesse quase 100% da abordagem do vendedor. Porém, hoje, essa realidade mudou: Existe um mundo de conteúdos acessíveis, uma extensa troca de informações entre consumidores, reviews de produtos e serviços, fóruns etc. É possível saber TUDO sobre um produto antes mesmo de conversar com um vendedor.

Agora as pessoas decidem o que e quando querem comprar algo. Portanto, o foco do Marketing Digital precisa ser a geração de interesse.

Não interrompa aquilo em que as pessoas estão interessadas, mas seja aquilo que as interessa!

 

Precisa de ajuda ou quer saber mais como o inbound marketing pode trazer excelentes resultados para sua empresa? Entre em contato e teremos prazer em ajudar.