Abrir um negócio não é tão fácil quanto parece. Exige muito tempo, esforço e dedicação para que tudo esteja certo antes da primeira venda. Além dos preparativos operacionais e físicos, também é necessário organizar estratégias de vendas para atrair os novos clientes.

Essas estratégias devem estar totalmente alinhadas para que o resultado aconteça por completo.

Depois das estratégias bem aplicadas e os primeiros clientes já conquistados, é preciso começar um novo planejamento para que esses clientes não se distanciem do seu negócio. A ideia é que a marca sempre esteja por perto para que ele se lembre ao precisar comprar um novo produto.

Além disso, clientes são muito propícios a se tornarem admiradores da marca se a experiência de compra foi extremamente satisfatória.

É importante você saber que reter clientes é mais barato que conquistar novos.

Vamos te apresentar algumas ações que podem te auxiliar na hora de reter os clientes do seu negócio.

Atendimento de qualidade

Esse nem deveria ser um tópico de tão óbvio. Aguardar mais de 24 horas para uma resposta nem deve ser uma hipótese. Esteja disponível para o seu cliente. Se possível, divulgue sempre nas redes sociais os canais de atendimentos e os horários.

A experiência do seu cliente começa desde o momento que ele quer descobrir alguma característica do produto que não está em nenhum lugar da descrição.

Para diminuir o fluxo de conversas, revise as características dos seus produtos, veja se estão completas e comece a preencher com os questionamentos que foram surgindo ao longo do tempo pelos clientes, deixe claro e de fácil acesso às formas de pagamento, tabelas de medidas e cores disponíveis, se houver.

Outra sugestão para essa questão é criar um espaço com as dúvidas mais frequentes dos visitantes para solucionar o problema no mesmo instante.

Crie novos canais

O fluxo de perguntas está muito intenso para um canal só? Busque outros canais. O WhatsApp está sendo muito usado por lojas e empresas. Ele é prático e humaniza o atendimento, torna a conversa mais simples e interativa.

As redes sociais também podem ser usadas para tirar dúvidas e interagir com os clientes. Talvez a duvida de um pode ser a mesma do outro, que tal gravar um Stories para responde-la? Algumas pessoas tem vergonha de fazer perguntas e você pode acabar perdendo uma venda por esse motivo.

Não arrume desculpas

O cliente não é bobo, simples. Se o produto dele apresentou problema ou demorou na entrega, seja sincero com ele e explique a situação. Se você dedicar 15 minutos para solucionar o problema do seu cliente, com certeza ele ficará satisfeito e não abrirá reclamações.

Não prometa prazos que você não conseguirá cumprir e nem soluções mirabolantes.

O cliente é o responsável pelo seu negócio estar funcionando, não dê poucas explicações ou trate-o com indiferença.

Saiba os gostos do seu cliente

Se ele fez uma primeira compra você já tem dados suficientes para saber o que ele pode estar procurando ou precisando.

Um exemplo, se você tem um grupo de clientes com idades entre 30 e 40 anos, logo você imagina que eles já moram sem os pais e talvez esteja precisando de almofadas para a casa nova. Envie um e-mail marketing com sugestões de comprar e descontos exclusivos.

É necessário conhecer o cliente para entender o que ele procura.

Interaja pelas redes sociais

O cliente gosta de marcas reais. Gosta de ver os rostos das pessoas que embalam seu produto, conhecer o processo, como os colaboradores são tratados e quem responde as perguntas dele no canal de atendimento.

Ter uma marca humanizada faz com que seu cliente se torne admirador, indique para os amigos e faça novas compras.

Ofereça o que seu cliente precisa

Viu que um cliente está vendo várias vezes determinado produto e ainda não fechou a compra? Ofereça um desconto especial, cupom ou frete grátis. O cliente vai entender que é importante para o seu negócio e fechar a compra.

 Não seja apenas mais um

Torne o seu negócio diferente dos concorrentes. Ofereças conteúdos de qualidade e que sejam úteis para o seu cliente. Mostre o posicionamento da marca, ações que apoia e como pode solucionar os problemas do seu cliente.

Reter os clientes não é uma tarefa rápida, mas muito benéfica para o seu negócio. Estude nossas ações e coloque em prática. Tenha sempre em mente que a probabilidade de um cliente fazer a segunda compra é muito maior que um visitante fazer à primeira.

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