O ser humano foi programado para ouvir histórias e mais do que isso, ouvir boas histórias. Cada pessoa tem um jeito particular de contar uma história, além da entonação, tem a versão dos fatos e todos os outros detalhes que podem fazer total diferença. Isso é o que torna cada história única.

Pelo menos uma vez na vida você já ouviu duas vezes a mesma história de formas diferentes, não é?

A nossa comunicação com outras pessoas é baseada em história. A história da minha vida, da sua e daquele dia que encontrou fulano na rua e ficou sabendo que ele vai se mudar e contou com menos detalhes para um amigo em comum. Tudo é uma história que pode ser contada de várias maneiras. Logo, conhecemos o Storytelling.

O que é Storytelling

O Storytelling é o ato de contar histórias. Você sabe qual a história da sua marca?

A técnica de contar histórias no Marketing Digital tem gerado muitos feedbacks positivos. Os clientes querem saber a história da marca na hora de escolher em qual loja comprar. A narrativa da sua marca deve estar totalmente ligada a gerar empatia, carinho e admiração daqueles que a seguem.

O seu e-commerce não apareceu de um dia para o outro na internet. O que te levou a cria-lo? Quais os desafios? Como definiu o nome da marca e o que seria vendido? São detalhes que, se contados da forma correta, pode conquistar os clientes.

Qual o cliente ideal do seu e-commerce

O Storytelling tem a mesma proposta do Inboud Marketing: definir a persona da marca e trabalhar o Marketing Digital em cima dessas características. Oferecer os produtos certos, na hora certa e no contexto certo.

A persona do seu negócio precisa ser definida por completo: hábitos, comportamento, trabalho, classe social, gostos e estilo. Essas características vão te ajudar a contar melhor a história com pontos que podem fazê-la se emocionar ou se sentir representada.

Além disso, pense em sua marca como uma pessoa. Ela deve ter uma voz própria para as redes sociais, estilo de linguagem, entonação e ideais.

Essas primeiras definições vão te auxiliar na criação de conteúdo para envolver o público.

Como contar sua história

O que te levou a criar seu negócio? Qual a sua motivação, interesses e o que você busca transmitir para os clientes? Transforme sua história em uma história que sua persona gostaria de conhecer a ponto de querer mais detalhes.

Entenda que essa história deve ser coerente com todas as ações da marca e vai acompanhá-la para sempre.

Não invente e nem crie ilusões. Transmitir a história real, por mais simples que ela seja, vai trazer ainda mais pessoas a admirarem sua marca. Histórias muito impossíveis geram dúvida e você pode ser perder uma hora ou outra.

Histórias conectam pessoas

Depois que a sua história for contada, lembre-se de relacioná-la em muitas ações futuras da marca. Não a deixe de lado. Saiba que muitos clientes vão chegar até você por ela e vão se manterão pelo mesmo motivo.

Conte a história de várias formas com tipos de conteúdos e em mídias diferentes. Em cada novo conteúdo, insira detalhes que o torne único e inédito para os clientes.

A história da sua marca é única e nenhum outro concorrente vai ter igual. Isso faz com que o cliente, na hora da compra, tenha ainda mais motivos para escolher o seu produto ao invés do outro.

O Storytelling cria uma narrativa personalizada e humanizada para cada negócio. O seu produto ganha mais valor com uma bagagem sentimental conectada a ele.

Com isso, você, aos poucos, cria uma marca consistente, com história e que toca no coração das pessoas.

Categorizado em: