Vender pela internet não é uma tarefa fácil, por isso todo detalhe faz a diferença. Já analisou se as fotos dos produtos da sua loja virtual são atrativas para o cliente? A foto de um produto é como a vitrine de uma loja física.
Elas devem ser atrativas, convidativas e transmitir a ideia da qualidade do item. Nada pior do que ter um produto ótimo e não conseguir passar essa ideia para o cliente apenas por meio da foto. Por isso, capriche nas imagens e faça com que o consumidor se sinta tentado a comprar.
Quer ter fotos profissionais para seu e-commerce, mas está com o orçamento apertado? Não se preocupe! Temos dicas importantes para te ajudar a produzir imagens incríveis usando apenas o celular.
Vamos às dicas:
Produto
Independente do segmento do seu e-commerce, lembre-se que o cliente quer ver o produto por completo, ou seja, em todos os ângulos possíveis. Faça fotos nas principais posições: nível dos olhos, laterais e de cima para baixo. Isso dá ao consumidor a sensação de ter um produto na mão e de estar diante dele. Além disso, as imagens bem feitas aumentam as chances de conversão em vendas.
Lembre-se de fotografar os detalhes, elementos que o compõe e texturas.
Use a foto como uma prova de que o produto é real e de qualidade. Isso servirá como parte do processo de convencimento para que o cliente compre o que está vendo.
Cenário
Na hora de fazer uma sessão de fotos para seu produto, busque por ambientes que tenham a ver com o seu mercado e público. Por exemplo, se você vende produtos esportivos, fotografe em uma quadra, campo ou academia.
Essa ambientação vai ajudar a criar uma história para suas imagens e transmitir ainda mais as características do seu produto. Outra dica é pensar no cenário como parte essencial da composição. Porém, não tente incluir muitos detalhes externos nas fotos, isso pode confundir o olhar do espectador. A proposta aqui é transmitir uma ideia clara e objetiva por meio das imagens.
Essas fotos poderão ser utilizadas também nas redes sociais do seu e-commerce e em outros materiais.
Porém, essas fotos não são suficientes. Fotografe seus produtos em um fundo claro, dando preferência ao branco. Utilize tecido ou até mesmo cartolinas para criar a ideia de fundo infinito.
Iluminação
A iluminação é um dos aspectos mais importantes na hora de apresentar um produto.
Se for utilizar luz natural, priorize as primeiras horas do dia onde o a luz do sol é mais intensa. Nesse ponto também é importante pensar em conjunto com o cenário onde serão feitas as fotos, algumas questões que devem ser pensadas com antecedência: o ambiente tem luz natural? Tem muita circulação de pessoas? É autorizado fazer fotos nesse local? Não deixe para pensar nesses detalhes no último minuto.
Caso não seja possível utilizar luz natural, aposte em uma ring light e até mesmo um tripé para conseguir maior estabilidade. Esse é um combo especial para suas fotos ficarem ótimas!
Edição das fotos
A edição é o toque final para o sucesso das fotos do e-commerce. Escolha um bom programa de edição e corrija as cores, o brilho e as sombras. Com um pouco de paciência e dedicação, você conseguirá resultados profissionais.
Alguns aplicativos para celular são sufientes para essas edições: Adobe Lightroom, VSCO, Pixlr, entre outros.
Otimize as fotos
Antes de subir as fotos para a loja virtual, diminua o peso dos arquivos para não prejudicar a velocidade de carregamento. Sites lentos para carregar costumam afastar os clientes, não corra esse risco.
Ferramentas para compactar os arquivos: iLoveIMG, Nuvemshop, TinyPNG, entre outros.
Além disso, é importante renomear as fotos com nome correto do produto para melhorar a otimização nos sites de busca.
Seguindo as nossas dicas você estará pronto para fazer fotos incríveis!
Comments