A opção de comprar online e retirar na loja está crescendo cada vez mais entre os e-commerces. A tendência é que as lojas virtuais comecem a oferecer essa opção aos clientes nos próximos anos. É uma alternativa de tornar mais ágil a forma de entregar o produto aos clientes e a logística da própria empresa.

Segundo o relatório de 2019 do iVend Retail, quatro a cada dez consumidores são adeptos a opção de comprar online e retirar na loja pessoalmente. E ainda, os pontos que fazem as pessoas preferirem essa opção são: não há gastos com frete, segurança que o produto chegará sem danos e rapidez em ter sua compra em mãos.

Motivos para aderir à retirada dos produtos na loja física

Os motivos para implementar essa opção são inúmeros. O primeiro deles é que diminui o número de problemas com a entrega. Frequentemente você encontra pessoas que tiveram problemas com algum sistema de entrega de compras online, como atrasos, produtos danificados e problemas para devolução.

Além disso, esse sistema pode agradar – e muito – aqueles clientes que necessitam do produto em mãos o mais rápido possível e ser um grande diferencial na hora de escolher onde fazer sua compra.

Outro ponto positivo é que evita aquele transtorno para organizar que uma pessoa esteja no local da entrega para receber a compra.

Se coloque no lugar do cliente

Tenha em mente que ele decidiu comprar online por algum desses motivos:

  • Falta de tempo: seu cliente tem pouco tempo livre para ir a uma loja física fazer uma compra, faça com que o processo de retirada não seja demorado;
  • Compra objetiva: Comprar pelo site evita que ele faça compras desnecessárias, a tendência é que uma pessoa seja mais influenciável em uma loja física. Não ofereça novas compras durante a retirada.

Mudanças na loja física

Pequenas mudanças serão necessárias para disponibilizar a opção de comprar online e retirar na loja e atender às expectativas do seu cliente.

  • Deixe o espaço sinalizado: Defina um lugar para as retiradas e organize-o para facilitar o processo. Coloque uma placa ou informativo para que seja fácil de localizá-lo dentro da loja.
  • Notifique seu cliente: Avise o seu cliente que a compra está pronta para ser retirada apenas quando ela realmente estiver. Já existem algumas reclamações que os produtos ainda não estavam embalados ou de fácil acesso.
  • Atendimento: Escolha um funcionário para que seja responsável por esse processo e organize a retirada dessas compras. Quanto mais ágil for esse processo, melhor será a experiência de compra do seu cliente e mais frequentes serão as novas compras feitas com essa opção.

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