O público que faz compras online está cada vez mais seletivo ao escolher as marcas que vão confiar ao adquirir novos produtos. As marcas precisam ir além de logo, popularidade e preço. Precisam ter personalidade, posicionamento e conexão com seus clientes e colaboradores.

Para que todas as ações estejam em total sintonia e clareza é utilizada a técnica de branding, que consiste em alinhar todas as atitudes e posicionamentos para que o cliente compreenda de forma fácil o que a marca quer transmitir.

São os detalhes que dão espaço para marcas atraírem novos clientes, como são os casos de marcas que realizam ações de sustentabilidade. Esse é só um exemplo de muitos outros já existem no mercado e estão mudando o universo das compras online.

Storytelling: Conte a história da sua marca

Nós fomos criados para ouvir boas histórias! Conte para o seu cliente como o negócio surgiu, porque trabalha com esses produtos, qual a ideia por traz do nome da marca, quais as visões, valores e objetivos.

Mostre que não é só mais uma marca no mercado. Faça com que seu cliente leia a história e se sinta motivado de alguma forma.

Crie uma página dentro do seu e-commerce dedicado a essa história (quem somos, nossa história ou sobre) e depois trabalhe essas informações também nas redes sociais para que seja um conteúdo coerente em todos os meios.

Coerência em todos os canais

Tenha uma linguagem própria para sua marca e utilize em todas as redes sociais e atendimentos. A harmonia em todos os canais é extremamente importante para as ações de branding, tanto na forma de se comunicar como nos materiais.

Foi-se o tempo em que os atendimentos eram engessados e rápidos. Hoje é necessário criar vínculos afetivos com o seu cliente. Ele é importante para o seu negócio e você precisa trata-lo como um amigo que precisa da sua ajuda.

Isso também está relacionado com o atendimento humanizado. Ofereça meios diferentes para que o cliente entre em contato para tirar dúvidas, como um número no WhatsApp e o direct do Instagram, por exemplo.

Seja uma marca que as pessoas consigam identificá-la sem ao menos ler quem fez a postagem. Ofereça um conteúdo leve, gostoso de ler e que dê vontade de compartilhar.

O diferencial da sua marca

Apresente sempre quais os diferenciais da sua marca. Não tenha receio de mostrar o que realmente faz o seu produto ser melhor que o do concorrente. E saiba que, qualquer pequena diferença pode fazer com que o cliente escolha seu produto ao invés do outro.

Analise as características dos seus concorrentes, não somente nos produtos, mas as formas de pagamento, envio, trocas e devoluções. O seu e-commerce oferece mais opões de parcelamento? Trabalhe em cima disso. A entrega é mais rápida? Divulgue nas redes sociais.

Caso o seu concorrente ofereça mais opções que a sua marca, veja se é possível melhorar esses pontos para que não tenha esse tipo de empecilho atrapalhando uma futura compra.

Posicione sua marca

Tenha uma marca com suas próprias opiniões, principalmente em questões sociais.

Isso não quer dizer para você apresentar seu candidato das próximas eleições, mas em apresentar pontos importantes a serem analisados pelos eleitores antes de definir em quem votar. Isso mostra que é uma marca preocupada nos rumos que o país pode tomar.

Fale sobre assuntos de questões sociais que estão sendo comentados no país ou na sua região.

Ter um posicionamento faz com que os clientes se sintam representados e queiram ajudar no crescimento e popularidade da marca.

Ações com influenciadores

Por fim, depois de todas as ações anteriores já colocadas em prática, é hora de fazer uma campanha com um influenciador. O objetivo da ação deve ser para que novas pessoas cheguem até o e-commerce para conhecê-lo.

Escolha um influenciador que faça sentido para o seu negócio. Com pensamentos e posicionamentos parecidos, que tenha uma linguagem que combine e que utilize o produto.

Os influenciadores são os novos meios de divulgação e é extremamente importante que as marcas aproveitem esse cenário para conquistarem seus espaços na internet.

Assim como todas as outras técnicas, o branding precisa ser colocado em prática com tempo e atenção. Imagine que a linguagem da sua marca seguirá por todo tempo em que ela estiver no ar.

Estratégias são essenciais para o sucesso do seu e-commerce. Comece ainda hoje!

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