É muito comum ainda existirem empresários que pensam que fazer o marketing digital de suas empresas “é só postar uma foto”, “fazer uma arte rapidinho”, “impulsionar publicações clicando no botão ‘turbinar publicação’ do Facebook”, entre outras crenças limitantes.
Assim como nas demais áreas do marketing, na criação de campanhas de anúncios também encontramos pessoas que acreditam entender sobre o assunto e acabam perdendo dinheiro. Afinal, tudo é “muito fácil e intuitivo”, basta clicar em 2 ou 3 botões e pronto: você acaba de publicar um anúncio para sua loja virtual.
Isso é o que chamamos de gastar com anúncios, quando o investimento não retorna em novos clientes e vendas. Não basta saber operar a plataforma de anúncios (que realmente é bem fácil e intuitiva), é preciso, antes de tudo, muito planejamento, estratégia e objetivos claros para fazer com que a ferramenta trabalhe a favor do seu negócio e te traga resultados.
Investir em anúncios, também conhecido como gestão de trafego ou gestão de performance, é muito mais do que apenas ter verba disponível para as campanhas.
Existe um estudo aprofundado sobre a loja, os concorrentes diretos, o público, a persona e a segmentação que o anúncio terá, dentre outros pontos de fundamental importância para o sucesso de uma campanha.
O mais indicado para e-commerce é ter duas vias para atrair novos clientes: mídias pagas e orgânicas. Aqueles que chegam através de anúncios e outros de forma livre, sem intervenções.
Como investir corretamente em campanhas de anúncios
O profissional ou agência de gestão de tráfego busca as melhores formas de utilizar o tráfego pago para atingir o potencial de vendas da empresa, seguindo as seguintes etapas:
1. Planejar: o trabalho começa com o planejamento de como o orçamento será utilizado para atingir os objetivos da empresa.
2. Executar: os anúncios devem ser divulgados nas melhores e mais atualizadas plataformas online, com a configuração correta da campanha para iniciar com o pé direito.
3. Analisar: depois dos anúncios rodando, é necessário identificar os padrões da campanha e entender seus dados para aumentar a produtividade da mesma.
4. Otimizar: é essencial otimizar a campanha, fazendo testes frequentes e encontrando os fatores que estão fazendo a campanha alavancar as vendas.
5. Reportar: analisar e manter as métricas geradas ao longo da campanha organizadas, para gerar relatórios de forma clara e objetiva, com os resultados obtidos a partir de então.
Tipos de tráfego pago
Os anúncios podem ser feitos nas redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube) e no Google, que hoje é o principal site de busca da internet.
Para dar início às campanhas de anúncio é necessário analisar qual tipo mais atende as necessidades do seu negócio e onde os seus possíveis clientes estão mais presentes. Comece utilizando um tipo para mensurar os resultados e ir fazendo as adequações necessárias, antes de partir para outro meio.
Como diminuir os custos por resultados das campanhas de anúncios
Muita gente acredita que o segredo para conseguir resultados excepcionais é colocar muito dinheiro na plataforma, mas quem já trabalha com isso sabe que o mais importante são as otimizações.
Um único dardo que acerta o centro do alvo de primeira é muito melhor que jogar 30 dardos e nem chegar perto do ponto central. Por isso, se você está começando, e não quer perder dinheiro, não comece injetando muito nos seus anúncios.
Vá com calma, observe os resultados, o comportamento do seu público, faça teste e, aos poucos, vá subindo o valor do orçamento. Se o resultado não for satisfatório, comece outra campanha e adote o mesmo processo.
Não limite o seu público
Se você começa restringindo muito o seu público acaba não descobrindo qual é a melhor segmentação. Assim, você pode acabar obtendo métricas distorcidas futuramente.
Não entenda que é para deixar o público totalmente em aberto, mas que você deve fazer o mínimo de segmentações necessárias no começo.
Faça testes A/B
Se você não sabe qual é o público ideal para cada anúncio, qual é a melhor peça criativa, melhor texto, melhor forma de exibição de anúncio e melhor tipo de campanha, você precisa começar a realizar testes.
A própria plataforma incentiva que você faça esse teste A/B, descubra o anúncio que dá certo e otimize gastos. É possível fazer os teste utilizando três critérios:
- Público
- Otimização de veiculação
- Localização dos anúncios
É possível selecionar um desses seis objetivos para cada teste realizado.
- Tráfego Instalação de aplicativos
- Geração de leads
- Conversões
- Visualizações de vídeos
- Alcance
- Anúncio saturado
É muito importante escolher a exposição ideal para o seu anúncio. Aparecendo pouco, você não vai impactar as pessoas como deseja. Isto, porque grande parte das pessoas não clicam no anúncio logo na primeira vez que visualizam o conteúdo.
É necessário aparecer outras vezes no feed do seu público para convencê-lo da oferta. No entanto, exagerar na visualização pode saturar o seu conteúdo. Assim, você acaba causando o efeito contrário, fazendo o seu cliente se irritar com a sua marca e até reportar negativamente a campanha, consequentemente, o anúncio se tornará mais caro.
No próprio Gerenciador de Anúncios, é possível criar uma regra com o número de visualizações por pessoa. Assim, quando a campanha atingir o número estabelecido, ela não aparecerá mais.
Como ter bons resultados na gestão de tráfego
Estudar o público-alvo é a principal ação que você deve fazer antes de qualquer atividade voltada para o marketing de um negócio. Isso facilitará na segmentação da sua campanha.
Saber fazer uma boa segmentação é o pilar fundamental para o sucesso da sua campanha. Em paralelo a isso, você deve investir em conteúdos que atraiam o interesse daqueles usuários que receberam seu anúncio.
No início, indicamos que sejam feitas campanhas de testes, ou seja, duas opções do mesmo conteúdo para ver qual a opção que mais gera resultado e assim ir conhecendo melhor o público do seu negócio.
Não sabe como começar a investir em campanhas de anúncio?
Fale com a gente! Transformamos o seu gasto em investimento que gera resultado.
Comments